Lideranças do Legislativo concordam que proposta de reajuste deve ser discutida com os Sindicatos antes de ser encaminhado à Câmara Municipal. Vereadores também aguardam os Projetos de Lei do Reajuste Judicial para serem analisados na Casa Legislativa. Sinseppar continuará mobilizado até que o Prefeito Darci Lermen cumpra com os acordos assumidos.

Nesta terça-feira (12/03) o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Parauapebas – Sinseppar realizou mobilização na entrada e no Plenário Câmara Legislativa em reivindicação pelo não cumprimento de acordo firmado pelo Prefeito Darci Lermen de encaminhar os Projetos de Lei (PL’s) que dispõe sobre o Reajuste Judicial para as categorias do serviço público municipal (saiba mais) bem como impedir a tentativa de passar o PL030/2024. A continuidade da negligência em encaminhar os PL’s pelo Ajuste Judicial e o descumprimento dos compromissos firmados com as categorias deve desencadear uma ampla greve dos servidores por período indeterminado.

O PL 030/2024 é fruto de acordos firmados no passado com outros dirigentes sindicais. Este Projeto de Lei, desconectado da realidade inflacionária em Parauapebas, previa um reajuste para os servidores baseado apenas na inflação nacional, desconsiderando as características do município, circunstância que provocaria um inevitável e contínuo   achatamento salarial dos servidores com perda do poder aquisitivo no decorrer dos anos. 

Na segunda-feira (11/03) em nova análise anterior à sessão, o Poder Legislativo, com números atualizados, demonstrou que é possivel avançar na recomposição de perdas tanto do salário como do auxílio alimentação.

Em contato com o Prefeito Darci Lermen antes da sessão, o chefe do Executivo informou que os PL´s já seriam assuntos pacificados e disse não compreender os encaminhamentos dados pela assessoria, pois conforme havia informado, ele estaria ausente de Parauapebas cuidando de pautas importantes para o município, como a habitacional.

Cresce o apoio Legislativo

Diante da indignação das categorias com esse descaso, alguns vereadores já estão se posicionando em favor dos servidores e dos serviços públicos, manifestando em discursos oficiais no Plenário da Casa Legislativa o descontentamento com a postura do governo.

Parte dos Vereadores classificaram como desrespeitoso o encaminhamento de uma proposta apenas com reposição inflacionária, com a Mesa de Negociação ainda aberta. Eles informaram estar aguardando os PL´s já anunciados pelo Sinseppar que teriam sido pacificados pelo governo.

A Diretoria Executiva do Sinseppar agradece os apoios parlamentares e reforça a necessidade das categorias dobrarem os esforços nessa reta final.

“O adiamento da votação de hoje é também reflexo dos esforços que o Sinseppar está empreendendo para debates responsáveis. Unidos alcançaremos nosso objetivo, fragmentados não! Convoco a todos para o máximo empenho em exigir respeito das autoridades para a legítima reivindicação de valorizar do serviço público municipal. Precisamos da participação de todos na nossa próxima Assembleia Geral Extraordinárial (AGE), programada para sexta-feira (15/03), às 19h00, no edifíco sede do Instituto Federal do Pará (IFPA)”, reforçou o Presidente do Sinseppar, Carlos Alessander “Carlão”.  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here