Após sofrer um ataque criminoso no final de agosto, que comprometeu a maior parte de maior parte de sua estrutura de comunicação, o Sindicato dos Servidores Públicos de Parauapebas – SINSEPPAR conseguiu, através do suporte do YouTube Brasil, recuperar seu e-mail sinseppar1@gmail.com serviço que permitia acesso ao site institucional, e-mails com contrato e termos de convênios, contatos salvos e lista de transmissão do whatsapp e drive virtual com ofícios, contratos e relatórios. Apenas o Instagram e o Facebook (que pertencem a plataforma Meta) não foram afetados pelo ataque.
O e-mail foi hackeado e todos os arquivos salvos nele foram excluídos. Para entender melhor o que isso representa para a estrutura de comunicação do SINSEPPAR, o e-mail dava acesso ao canal do YouTube (que teve seu acervo excluído) ao drive digital onde estavam cópias de contratos, controle de ofícios, agenda institucional, convênios de parcerias, e relatórios das gestões anteriores. O site institucional (hospedado na plataforma do Google) também era acessado a partir do e-mail. Todos os contatos do whatsapp, que permitiam a comunicação através de linha de transmissão, também estavam salvos no contato sinseppar1@gmail.com o que prejudicou o compartilhamento de informações com os associados, e o envio e recebimento de comunicações importantes, como as adesões e exclusões do plano odontológico, feitos exclusivamente através do e-mail institucional.
A diretoria de Comunicação e Tecnologia da Informação do SINSEPPAR pontuou que o ataque ao e-mail institucional foi bem específico e direcionado, uma vez que quem atacou o e-mail, sabia exatamente quais informações desejava excluir dos registros. E também sabia que o e-mail conectava praticamente todas as estruturas de comunicação (o que é um erro). Apenas o Instagram e o Facebook do Sindicato não foram afetados (porque são produtos da plataforma META, e podem ser acessados por outros meios além do e-mail institucional).
Diante do diagnóstico realizado, as medidas pontuais executadas pela Comunicação do SINSEPPAR incluíram o desvinculamento do site institucional, e dos arquivos e documentos restaurados, para outras plataformas (físicas e virtuais), assim como, a realização de verificação em duas etapas em todas as contas institucionais. Os contatos da linha de transmissão também foram migrados para outro serviço, de modo que as estruturas de comunicação estejam protegidas em caso de novo ataque.
Isso permite que o SINSEPPAR mantenha a comunicação com os seus associados de modo mais seguro e profissional, prevenindo-se de qualquer iniciativa que tente calar a voz da verdadeira representação dos servidores públicos de Parauapebas/PA.
Para ter acesso às comunicações do SINSEPPAR entre em contato no whatsapp (94) 99167 – 0368, ou pelo telefone fixo 3199-1224. Para acompanhar as notícias relacionadas às ações do sindicato acesse www.sinseppar.com.br