HomeASSISTÊNCIA SOCIALSERVIDORES DA SEMAS REALIZAM AULA INAUGURAL DE CURSO PREPARATÓRIO

SERVIDORES DA SEMAS REALIZAM AULA INAUGURAL DE CURSO PREPARATÓRIO

 

Na noite da última terça-feira, 31/05, foi a realizada no auditório do CEUP, a aula inaugural do Curso Popular Ubuntu, dedicado aos servidores municipais contratados, lotados na Secretaria Municipal de Assistência Social. 

A inciativa do projeto, é de um coletivo de servidores efetivos da assistência social, que tem como objetivo auxiliar os demais servidores nos estudos específicos para futuros concursos a serem realizados no município. 

“Ofertar esse curso, foi uma iniciativa nossa de forma solidária aos companheiros da nossa secretaria. A gente reuniu pessoas que são voluntárias, que vão dar aula de matemática, informática e estatuto do servidor. A gente ainda tá buscando parceria pra ofertar o português. E, as matérias específicas a gente espera contar com os próprios colegas também, que troquem ideias, e, assim vamos nos ajudando uns aos outros”, disse Adriany Santos, que faz parte do grupo organizador.

Adriany é auxiliar administrativo, servidora efetiva, lotada na Secretaria de Assistência Social do Município e, é uma das representantes na mesa de negociação dos trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que é um dispositivo legal que prevê que os trabalhadores da assistência social possam ser representados, avançando em constante diálogo e construção com a gestão, sempre com o apoio do Sinseppar. 

Ela diz que a iniciativa do grupo se dá em razão do grande número de servidores contratados na secretaria, que impede a continuidade dos serviços prestados à população, já que estes trabalhadores não possuem estabilidade e podem ser remanejados ou desligados do quadro funcional, interrompendo as ações da política de assistência ofertada à comunidade.

“Esse é um projeto desse grupo de servidores efetivos. e a nossa estratégia foi ajudar tanto os companheiros, como, principalmente, a população. Temos um número muito grande de pessoas contratadas trabalhando sem estabilidade nenhuma, numa política que exige que nós tenhamos vínculo com a comunidade. Nós estabelecemos uma relação pra fortalecer vínculos e desenvolver todo um trabalho de qualidade e, a gente viu que todo o nosso trabalho também estava em risco, quando a gente coloca só pessoas contratadas que amanhã ou depois, mudando o gestor, podem não estar mais aqui, desconstruindo tudo que a gente vem fazendo e ofertando à população, impedindo que a gente consiga trabalhar com a comunidade de forma continuada”, continuou Adriany.

As aulas serão ministradas duas vezes por semana, no auditório do CEUP, com o grupo inscrito separado em turmas distintas. Adriany finalizou dizendo que espera, a partir desse momento, que servidores efetivos de outras secretarias também tomem a mesma iniciativa.

“A gente espera muito que esse seja apenas um ponta pé inicial pra incentivar outros colegas efetivos a fazerem o mesmo, ajudar os companheiros contratados lotados nos seus locais de trabalho, a estudarem pro concurso que temos fé que logo será realizado. Isso também é uma forma de pressionar a gestão municipal pela realização do concurso de maneira imediata. Quem ganha com isso são os trabalhadores que residem aqui em Parauapebas que saem na frente, se preparando para as provas, assim como a população que, a partir disso, vai poder contar com um serviço de qualidade, de maneira contínua, sem nenhuma interrupção nos trabalhos da assistência social”. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img