HomePodServSinseppar seleciona perguntas que ajudarão a medir o grau de compromisso dos...

Sinseppar seleciona perguntas que ajudarão a medir o grau de compromisso dos pré-candidatos a Prefeito com o serviço público municipal

Levantamento realizado pela entidade seleciona questões indispensáveis para o fortalecimento e a modernização dos serviços públicos em Parauapebas

A partir de junho, o PodServ iniciará uma série de entrevistas com os pré-candidatos a Prefeito de Parauapebas, para possibilitar aos participantes a oportunidade de contarem um pouco de sua história, bem como irá permitir à eles a apresentação de suas propostas para o município, dando destaque às voltadas para os servidores.

Para nortear o dialogo e permitir que os entrevistados estejam devidamente preparados, o Sinseppar sintetizou em 12 às perguntas que chegaram de seus associados e as encaminhou para que os concorrentes ao Executivo Municipal já possam trazer propostas consistentes em relação à matéria. Estas perguntas podem ser ajustadas ao longo da entrevista.

O programa terá transmissão ao vivo e sem cortes, sendo possível a interação com o público. Todos os presidentes dos partidos políticos com representação no município foram convidados a indicar seus respectivos pré-candidatos. As lideranças partidárias entraram em contato direto com cada um destes para garantir que a sociedade tenha pleno conhecimento de todos os concorrentes e faça suas melhores opções.

Já estão confirmados no PodServ os candidatos Aurélio Goiano do Avante, Wanderley Lima do Cidadania, Hipólito Gomes do Podemos, Dr. Felipe do PL e Kenyston Braga do MDB.

O Sinseppar destaca que todos os partidos políticos que se encontram com diretório em vigência segundo a Justiça Eleitoral, receberam o convite para participação nessa rodada de entrevistas do PodServ. 

“Este é um momento importante no qual os candidatos irão apresentar seus planos de trabalho e nós poderemos cobrar, a partir do primeiro dia de mandato, todos os compromissos firmados, sem que ninguém possa dizer que não sabia”, destaca o presidente do Sinseppar, Carlos Alessander “Carlão”

De modo a levar questões indispensáveis para o fortalecimento e a modernização dos serviços públicos em Parauapebas aos concorrentes do Executivo municipal, o Sinseppar elencou 12 perguntas ajudarão a medir o grau de compromisso dos pré-candidatos a Prefeito com o serviço público de Parauapebas, são elas:

1) Considerando as possíveis reduções no orçamento público advindas do início do pagamento do empréstimo do BIRD/Prosap, a redução do ICMS e seus reflexos na economia local e as mudanças do código tributário nacional na qual a competência de diversos impostos passará para a União, quais serão suas prioridades de investimento e estratégias de superação?

2) Todos sabem que Parauapebas é um município ligado à mineração, e com isso, recebe uma cota do CFEM, não dando tanta importância à arrecadação própria, como o ISSQN. Qual a proposta do candidato para melhorar essa questão? 

3) Anualmente, o Sindicato e a gestão devem se reunir em mesa de negociação para discutir o reajuste anual do salário do servidor, e do vale-alimentação, cuja data-base é janeiro. Por muitas vezes a gestão protelou a abertura da mesa de negociação e em muitas oportunidades desrespeitou o servidor e sua entidade classista, com o descumprimento do que foi acordado em mesa. Caso eleito, de que forma o senhor tratará a mesa de negociação, o sindicato e o servidor público?

4)  O Estatuto do Servidor Público de Parauapebas está defasado. Aliado a isso, falta um Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações adequado à realidade do município com profundas distorções. Nos últimos anos pouco avançou. Como o candidato pretende avançar quanto às duas questões?

5) Qual seu posicionamento sobre as terceirizações que Parauapebas vêm praticando na área da Saúde e as especulações no abastecimento de água (SAAEP)?? O senhor veria a possibilidade com outras áreas?

6) Desde de 2006 o servidor público conquistou na Justiça o direito ao reconhecimento de uma perda provocada por Lei que nunca fora regulamentada, qual sua posição a este respeito.

7) Qual sua visão e programação em relação ao quadro de pessoal do serviço público, qual seu planejamento e visão em relação a concurso público, processos seletivos simplificados e nomeação de comissionados?

8) É notório e do conhecimento de todos, o abandono e falta de estrutura de muitas repartições públicas. Isso afeta inclusive o desenvolvimento laboral do servidor bem como o atendimento ao público. Se eleito, qual a proposta do candidato para solucionar esse problema? Qual sua visão a respeito de prédios próprios e se possível citando prioridades?

9) Parauapebas cresceu nos últimos 20 anos em uma proporção acima da média nacional. O serviço público, no entanto, não chegou em plenitude às áreas acrescidas, permanecendo muitas estruturas públicas apenas na Zona Central do município. Como o pretende levar esses serviços públicos às localidades mais afastadas e como será o trato dos servidores em relação à lotação e moradia.

10) Como será sua administração em relação às condições de trabalho do servidor do ponto de vista de uniformes, equipamentos de proteção individual e demais itens de identificação do servidor. 

11) Como o senhor vê a atual estrutura administrativa da Prefeitura?? O senhor pretende extinguir Secretarias?? Fundir Secretarias?? Criar novas Secretárias?? Temos estrutura adequada para a crescente demanda?? 

12) A base de dados do nosso município é analógica e tecnologicamente defasada. Estes dados são imprescindíveis para um bom diagnóstico dos problemas, premissa indispensável para a formulação de políticas públicas eficientes. Atualmente nosso banco de dados é alimentado por planilhas de Excel e documentos em Word. Qual sua visão sobre a integração de sistemas da Prefeitura e (ou) alternativas similares? Essa questão está contemplada no seu plano de governo?  

O Sinseppar destaca que as perguntas acima relacionadas servirão como base para que os pré-candidatos as avaliem e possam manifestar posições claras aos questionamentos.  A entidade também informa que as promessas firmadas no PodServ serão oficializadas em um Termo de Compromisso e devidamente registradas em Cartório. Incentivaremos que os concorrentes assinem o documento resultante, movimento que sinalizara às categorias e à sociedade um claro comprometimento com a plataforma de gestão apresentada na entrevista.

Ascom/Sinseppar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img