Na tarde da última terça-feira, 15/06, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Parauapebas (SINSEPPAR), Marden Lima, participou de mais um encontro realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), para discutir a inclusão dos trabalhadores lotados na Secretaria de Assistência Social (SEMAS), no Plano Municipal de Vacinação.
Na reunião, uma comissão de trabalhadores da SEMAS, eleita e constituída de forma legal, por meio de assembleia realizada pelo SINSEPPAR, acompanhada pela diretoria do próprio sindicato, voltou a questionar a não inclusão destes servidores nos grupos prioritários de vacinação, uma vez que, o próprio município, por meio de decreto, determinou como essencial a atividade destes trabalhadores.
“Não é possível aceitar mais tanto descaso. O prefeito diz que somos essenciais, mas continua nos tratando com indiferença. Estamos trabalhando todos os dias, desde o início da pandemia, sem escalas, sem revezamento. Estamos todos, diariamente, atendendo a população, sem parar um dia sequer e, ainda assim, não fomos contemplados no Plano Municipal de Imunização. Dessa vez, estamos dispostos a parar, mas, parar de vez, cruzar os braços. E, mais uma vez a população vai sofrer pela falta de compromisso e responsabilidade do prefeito DARCI LERMEN”, disse uma das representantes dos trabalhadores da SEMAS.
Diante dessa situação, o SINSEPPAR cobrou da gestão da SEMAS um posicionamento, assim como um olhar mais sensível a estes servidores que ainda não foram imunizados, mas seguem em contato com a população, inclusive, os grupos mais vulneráveis.
“Se faz necessário que a gestão da SEMAS refaça seu planejamento e, reorganize os trabalhos e o fluxo desses trabalhadores que seguem na linha de frente, que são essenciais, mas que ficaram de fora do plano de vacinação. Nós repudiamos a forma com que eles são tratados pelo município. Esses trabalhadores colocam suas vidas em risco, assim como da população, já que eles lidam diretamente com uma enorme fatia do povo que faz parte do grupo de risco. Se esses servidores decidirem parar, como representante legítimo da categoria, vamos dar total apoio e reforçar o movimento. O que está em jogo é a saúde desses companheiros, é a vida de cada um deles e, com isso não se brinca”, salientou o presidente do SINSEPPAR, Marden Lima.
Após cobrança do sindicato e da comissão de trabalhadores da SEMAS, o Secretário Municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, solicitou ao prefeito DARCI LERMEN e ao Secretário Estadual de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, o envio de novas remessas de vacinas para a imunização também dos servidores da SEMAS. Inicialmente, a categoria contará com 150 doses disponibilizadas pelo município, mas, Laranjeiras firmou compromisso com o sindicato e com os servidores, de incluir estes trabalhadores nos grupos prioritários.
“Já conversei com o prefeito e, já fiz a solicitação ao secretário estadual pedindo novas remessas. Assim que essas vacinas chegarem aqui em nosso município, vamos disponibilizar uma parte para irmos vacinando, gradativamente, esse grupo que é tão importante para o atendimento à população, e encaminharei documento assinado à SEMAS, incluindo esses servidores no grupo prioritário”, disse Gilberto Laranjeiras.
Marden comemorou mais esta vitória e reforça o compromisso do SINSEPPAR com os servidores municipais. “Essa é mais uma vitória para o servidor e, quem ganha com isso também é a população. Vamos continuar lutando para que os direitos de cada servidor sejam assegurados e, não vamos descansar até que todos os servidores municipais sejam vacinados. Esse é um compromisso nosso com cada trabalhador. É um compromisso nosso com a vida”, finalizou Marden.
O calendário de vacinação destes servidores, será debatido em nova reunião que será realizada entra a comissão que representa os trabalhados da SEMAS e a gestão da pasta, assim como definir também, os critérios e as ponderações necessárias para a imunização de todos que estão lotados na Secretaria Municipal de Assistência Social.
LEIA TAMBÉM :