O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma data importante para a reflexão sobre a questão racial no Brasil. É um dia para lembrar a história e a cultura da população negra, que representa mais da metade da população brasileira.
Pensar sobre as desigualdades raciais que se perpetuam no Brasil é uma tarefa social imprescindível, uma vez que população negra é a que mais sofre com a pobreza, a violência e a discriminação.
Políticas públicas de reparação dessas injustiças são importantes para reduzir as desigualdades e os danos causados pela escravidão e pelo racismo. O Dia da Consciência Negra oportuniza refletirmos sobre a importância das políticas públicas de reparação para lutar por um Brasil mais justo e igualitário para todos.
O Sinseppar compreende que ações efetivas para a reparação da histórica injustiça que ainda acomete a população negra são mais importantes do que discursos retóricos que não atacam diretamente este grave problema. Nossa diretoria se soma aos esforços de combater todo tipo de preconceito e de propor e apoiar políticas públicas que promovam mais oportunidades e ascensão social a todos que de maneira determinante, colaboram com a riqueza econômica e cultural do nosso país.
Ascom/Sinseppar