HomeSinsepparSINSEPPAR PARTICIPA DO ENCERRAMENTO DE MAIS UMA SEMANA DA ENFERMAGEM

SINSEPPAR PARTICIPA DO ENCERRAMENTO DE MAIS UMA SEMANA DA ENFERMAGEM

O encerramento da XXI Semana da Enfermagem, em Parauapebas, foi marcado por grande emoção. Logo no início da última noite, na sexta-feira, 13 de maio, foi exibido um vídeo com homenagem aos servidores da saúde que, infelizmente, morreram durante o trabalho, no período crítico da pandemia. Em seguida, o presidente do Sinseppar, Marden Lima, falou aos presentes. “É difícil falar após assistir um vídeo como esse, ver amigos tão queridos que nos deixaram de maneira tão prematura, nos deixa emocionado”, disse.  

Durante seu discurso, Marden lembrou de algumas vitórias que a categoria já conquistou, aqui no município, graças à luta dos trabalhadores e do sindicato. “Na verdade algumas conquistas a categoria da enfermagem já celebrou aqui em Parauapebas, antes mesmo da conquista em nível nacional, como a carga horária de trinta horas. Então, já é uma conquista nossa, já é uma realidade de valorização dessa categoria que enfrenta várias jornadas de trabalho, jornadas com subvalorização. Sobre o piso, em Parauapebas, também graças à muita luta, esforço do sindicato, dos trabalhadores junto com o sindicato, esse piso já é praticado. Na realidade, dos técnicos de enfermagem ainda está abaixo, e nós entendemos que agora o próximo passo é que a categoria de técnico de enfermagem seja alcançada, e pedimos que o município de Parauapebas olhe para essa categoria e, que, de fato, valorize-a conforme seja sancionada a lei federal”, completou Marden. 

A enfermagem, hoje, é a maior categoria regulamentada do Brasil. São mais de dois milhões e meio de trabalhadores em atuação, e, apesar do número expressivo, este grupo não tinha a visibilidade merecida. “Por incrível que pareça, até dois anos atrás, essa categoria era uma categoria invisível. Invisível para classe política, invisível para boa parte da população, e que foi necessário ter o baque, o impacto de uma pandemia para que a população e a classe política olhasse com mais carinho e valorizasse essa categoria. Foi então que eles demonstraram ainda mais a sua importância à nossa sociedade. Sempre tiveram aqui, historicamente falando, mas, infelizmente, a população só foi compreender isso a partir de uma pandemia. E, hoje estão aí os avanços. Eu creio que boa parte da aprovação feita no congresso, foi em decorrência disso, de a dessa classe política ter olhado com mais carinho e ver de fato o que essa categoria representa para o povo do Brasil, para o Sistema Único de Saúde”, continuou o presidente do sindicato.

“A presença do Sinseppar  aqui no evento, é mais uma vez para mostrar apoio e dizer para categoria que eles podem contar sempre com o sindicato. O Sinseppar sempre esteve ao lado dos trabalhadores, isso aí é indiscutível! Todas as categorias sabem disso e nesse momento não é diferente. Todas as semanas de enfermagem, desde que nós estivemos a frente do sindicato, o Sinseppar sempre participou ativamente contribuindo diretamente para a construção desse momento, de unidade, de discussão da categoria, e nesse momento não é diferente. Nós vamos sempre estar aqui, lutando pela valorização de servidor e cada servidora. Não se valoriza enfermagem falando só de salário, se valoriza enfermagem também investindo nas políticas públicas de saúde, do Sistema Único de Saúde. Coisa que infelizmente hoje o Brasil está vivendo um retrocesso, e diante disso, vamos seguir firmes na resistência, na luta pelo direito dos trabalhadores”, finalizou Marden.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img