HomeSinsepparSINDICATOS, PROFISSIONAIS E ACADÊMICOS CELEBRAM ABERTURA DA XXI SEMANA DA ENFERMAGEM

SINDICATOS, PROFISSIONAIS E ACADÊMICOS CELEBRAM ABERTURA DA XXI SEMANA DA ENFERMAGEM

Na noite da última quinta-feira, 12 de maio, acadêmicos e profissionais da saúde lotaram o auditório do Centro Universitário de Parauapebas (CEUP), para a abertura da XXI Semana da Enfermagem.  O evento tem como intuito celebrar a data em homenagem aos trabalhadores que exercem atividades ligadas à enfermagem, assim como, debater questões inerentes ao setor.

Na ocasião, lideranças sindicais e políticas do município reforçaram a importância da enfermagem no cuidado, prevenção e saúde da população, principalmente, atuando com protagonismo na linha de frente no combate à Covid-19. O presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Vereador Braz (PDT), também esteve presente, compondo a mesa de autoridades.

O evento celebra também a aprovação do PL 2564, que estabelece o piso salarial e carga horária destes trabalhadores. “Esse momento é um de celebração, de alegria. Primeiro porque a enfermagem é uma profissão da área da saúde de extrema importância para o povo. Fazer saúde sem enfermagem é quase que impossível. Segundo porque é um momento de alegria pela aprovação do nosso piso salarial, o PL 2564 já está pra sanção presidencial e a nossa esperança é que em breve todos os enfermeiros não ganhem menos que o piso”, disse o gerente de enfermagem do Hospital Geral de Parauapebas, Fábio Cunha.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, enfermeira Leonice Oliveira, contou que este evento será diferente de todos os outros realizados pela entidade, uma vez que, com a provação do PL 2564, finalmente, a categoria poderá celebrar uma vitória de anos de luta. 

“Para o Conselho de Saúde é um momento culminante. É um momento especial. É realmente fazer parte da história, é vivenciar a história e contar história. São décadas de luta pela nossa categoria, e finalmente vamos celebrar a aprovação do tão sonhado PL2564. Por isso, é um momento especial, diferente de todos os outros”, disse Leonice Oliveira.

Ela aproveitou a oportunidade para agradecer as entidades sindicais, inclusive o SINSEPPAR, por todo o apoio dado nesta jornada de luta. 

“São anos lutando, batalhando, resistindo aos desmontes dos direitos dos trabalhadores e queremos agradecer todos que nos apoiaram. Através do Conselho, do Sindicato dos Enfermeiros, da Associação de Enfermagem, do SINSEPPAR que tem nos apoiado muito, tem estado lado a lado com a gente, conseguimos fazer muitas coisas, na verdade., Nós conseguimos ir a Brasília por duas vezes, conseguimos juntar uma caravana grande pra ir pra lá e lutar referente pelo nosso Projeto de Lei. Conseguimos fazer com que ele fosse aprovado, conseguimos fazer com que alguém se preocupassem conosco. Claro que Parauapebas é um município privilegiado, nós temos enfermeiros que ganham muito além desse piso, mas, nós temos outras pessoas também que ganham menos que nosso técnico, e precisamos equiparar. Nós temos os enfermeiros da iniciativa privada, os técnicos da iniciativa privada que ainda ganha seiscentos, novecentos reais, o enfermeiro ganhando dois mil, dois mil e quinhentos reais, isso é muita humilhação. Mas, isso vai mudar graças a estas entidades que sempre estiveram conosco”, completou. 

Leonice lembrou também de amigos e colegas, que não puderam estar presentes nesta celebração. “Esse é um momento de extrema importância pra todos nós, mas também de muita emoção. É um momento que nos emociona, que nos alegra de um lado, mas por outro lado a gente fica emocionado, triste, por lembrar dos nossos amigos e colegas que se foram por conta da pandemia. Mas, eu tenho certeza absoluta que o que eles queriam, é que nós continuássemos a fazer o melhor, a dar o melhor que nós sabemos fazer e que é cuidar do próximo com carinho, com amor e com dedicação”, finalizou.

A XXI Semana da Enfermagem teve início nesta quinta, dia 12, e segue até o dia 20, com palestras e rodadas de debates, durantes às noites, a partir das 19h30, exceto no sábado e domingo, no auditório do CEUP.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img