O Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat), promoverá oficinas de Formação de Atores Multiplicadores do Controle Social em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
As oficinas são voltadas para conselheiros de saúde, usuários e trabalhadores do SUS, integrantes das Cistts municipais, estaduais e nacional, trabalhadores do campo do direito do trabalho, dirigentes sindicais e acadêmicos.
O principal objetivo é desenvolver ações para formar e qualificar a atuação dos agentes para responder às demandas em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, abordando em suas práticas a relação entre produção, ambiente e saúde. Ressaltamos o trabalho e os processos produtivos como elementos da determinação social do processo saúde-doença, expressando o conflito capital e trabalho para, assim, atualizar a reflexão e a análise dos processos de trabalho e facilitar a identificação de problemas e a elaboração de estratégias de combate.
A iniciativa faz parte do projeto Articulação e Qualificação do Controle Social em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que ocorre desde 2018, com objetivo de manter a educação permanente em saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
As oficinas de formação serão divididas em três eixos, sendo:
Eixo 1 – O Trabalho e os Impactos à Saúde da Classe Trabalhadora;
Eixo 2 – Políticas Públicas no Campo da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
Eixo 3 – O Controle Social no SUS e na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
A Atividade de Mobilização no Pará deste projeto, ocorrerá nesta quarta, 09/06, a partir das 15h00, por meio do link abaixo.
Link para entrar na reunião do Zoom:
https://zoom.us/j/96854987444?pwd=cXpLYW1aS0xxUHRxT3lOVlJKSnh4Zz09
ID da reunião: 968 5498 7444
Senha de acesso: 829325