HomeSecretariasGabinetePresidente do Sinseppar esclarece dúvidas sobre as negociações com a Prefeitura

Presidente do Sinseppar esclarece dúvidas sobre as negociações com a Prefeitura

Carlos Alessander utilizou a plataforma PodServ para informar detalhes da conversa que teve com Darci Lermen sobre as reivindicações do Sinseppar. PL’s do Reajuste Judicial já estão pacificados se serão encaminhados à Câmara Municipal

Na última sexta-feira (08/03), Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Parauapebas – Sinseppar, Carlos Alessander “Carlão” esteve reunido com o Prefeito Darci Lermen juntamente com membros da diretoria do Sindicato e representantes da Comissão de Candidatos que realizaram o concurso público 2023. O encontro ocorreu pouco tempo depois da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) deliberar pelo Estado de Greve após insatisfações das categorias com os encaminhamentos na mesa de negociação e questionamentos inconsistentes sobre a proposta do Sinseppar, de Reajuste com ganho real para todos, devidamente amparada por estudos técnicos.

Após o encontro com o chefe do Executivo municipal, Carlão apresentou detalhes da conversa – em uma Live com os servidores – informando os encaminhamentos que já estão pacificados, como o envio dos dois Projetos de Lei (PL’s) que tratam da continuidade do Reajuste Judicial para quem já recebe e a inclusão das demais categorias que ainda não recebem o benefício, tendo a confirmação do Prefeito de que ambos os PLs serão encaminhados à Câmara Municipal, uma vez que já foram superadas as desconfianças geradas por especulações e boatos infundados, Darci informou que as dúvidas foram sanadas e os problemas quanto a este tema já estão resolvidos. 

Quanto ao Ganho Real, o Prefeito Darci destacou que apesar de os números que lhe foram apresentados despertar preocupação a partir da previsão de “um cenário caótico em virtude da revisão das terceirizações e problemas que o município enfrentará com as possíveis perdas do ICMS em 2025”, ele não está convencido da possibilidade de avanços na pauta do Ganho Real. No entanto o chefe do Executivo reforçou que estaria aberto a dialogar com a categoria se forem apresentados elementos consistentes que lhe permitam avançar no que for possível, porém pediu a compreensão para entender cenários adversos. O Prefeito alegou ainda não estar seguro quanto aos números, mas segue aberto às discussões sobe o tema.

Concurso público de 2023 – O Prefeito demonstrou interesse em encontrar mecanismos para que se corrijam os problemas criados, solicitando às equipes técnicas soluções que permitam a homologação do certame antes das vedações impostas pelo período eleitoral, sem incorrer em embaraços legais que possam complicar o município no futuro. O Sinseppar cobra posicionamento da Prefeitura, sugerindo a instauração de sindicâncias internas para identificar possíveis envolvidos não apenas na fraude de 2023, mas também nos últimos concursos públicos na busca de garantir que a população seja atendida por pessoas devidamente habilitadas.

Próxima AGE – Em virtude da extensa agenda de compromissos do Prefeito – em Belém e em Brasília – resolvendo questões importantes como política habitacional e projetos estratégicos para o município, a reunião marcada para quarta-feira (13/03) deverá ser adiada para a próxima sexta-feira (15/03), com objetivo debater as propostas de forma técnica e avaliar as possibilidades de avanços. 

Caso não existam elementos técnicos suficientes que subsidiem as discussões da próxima mesa, o Sinseppar não descarta a possibilidade de gerar um indicativo de paralisação (em data a ser definida) já na próxima Assembleia Geral Extraordinária (AGE), de modo a garantir respeito às negociações e às legítimas reivindicações .

Clique AQUI e assista a íntegra da Live com o Presidente do Sinseppar

Decupagem da Live

 02:14 – Diferença entre Associação e Sindicato 

03:06 – Contribuição negocial é apenas para o setor privado 

03:59 – Diferença Estado de Greve, Greve e deflagração de Greve 

06:33 – Detalhes da reunião com o Prefeito Darci Lermen 

09:45 – Esclarecimentos do Prefeito sobre os motivos para um breve adiamento da próxima reunião da mesa de negociação para sexta-feira (15/03) 

10:52 – Prefeito confirma alinhamento sobre os PL’s do Reajuste Judicial, mas questiona proposta de Reajuste com ganho real. Lermen disse ainda não estar seguro quanto os números mas aberto ao diálogo. 

12:26 – Reunião da mesa de negociação na próxima sexta-feira (15/03) 

14:05 – AGE é para toda a categoria, não somente para associados 

16:16 – Reajuste Judicial para quem acaba de ser integrado ao serviço público municipal? 

17:47 – Necessidade de um indicador real de inflação de Parauapebas para diagnóstico correto do achatamento salarial e para avanço nas mesas de negociação 

20:26 – Desafio de encontrar locais para realização da próxima AGE no Mês da Mulher. Possibilidade de iniciar greve caso não haja avanços na próxima mesa de negociação. 

22:51 – Presidente da Câmara recuou de colocar em pauta o primeiro Projeto de Reajuste Judicial por conta de Fake News e ruídos infundados. Preocupação já está superada. 

24:03 – Esclarecimento técnico de que existe uma folga orçamentária de 6%, respeitando critérios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para reajuste com ganho real. 

25:07 – Reunião no SAAEP nesta segunda (11/03) para alinhamento de demandas da categoria 

25:52 – Esclarecimentos sobre a reaplicação das provas do concurso público de 2023 

29:28 – Esclarecimentos sobre o posicionamento do Sinseppar junto aos Processos Seletivos Simplificados (PSS’s). 

32:28 – Sinseppar defende o concurso público para o preenchimento de cargos no serviço público municipal e a replicação das provas do concurso público de 2023. 34 minutos em diante – Esclarecimento de dúvidas dos internautas

Ascom/Sinseppar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img