Reabertura da mesa de negociação deve ocorrer até o dia 12 de julho. Em nova Live, o presidente da entidade também realizou um breve resumo sobre a situação da Saúde e a criação de um Podcast do Sinseppar, espaço aonde serão discutidos os principais temas que afetam os serviços públicos em Parauapebas, com participação de representantes da sociedade, das categorias, da gestão municipal e de especialistas sobre o tema em debate
Nesta quinta-feira (06/07) o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Parauapebas – Sinseppar, Carlos Alessander “Carlão”, realizou mais uma Live de esclarecimentos sobre principais ações sindicais da entidade, dessa vez com destaque para as pautas que serão discutidas na reunião com representantes da Administração Municipal.
Clique AQUI e acesse a íntegra da Live desta quinta-feira (06/07)
As pautas escolhidas para essa primeira rodada de reabertura da mesa negociação serão:
– Incorporação do Judicial;
– Extensão a todas as categorias;
– Fixação de vencimento com diminuição de distorções;
– Equiparação do SAAEP;
– Regulamentação da carga horária de 6 horas.
Aviso importante: O critério para a seleção dos temas que serão discutidos levou em conta o Estudo de Impacto Orçamentário elaborado pelo Sinseppar à partir do compartilhamento detalhado dos dados sobre a Folha de Pagamento dos trabalhadores do setor público municipal. O documento disponibilizado pela Prefeitura permite ao Sindicato levantar propostas que sejam aplicáveis, assegurando a este conjunto de reivindicações a sustentabilidade financeira e a segurança jurídica, elementos indispensáveis para reduzir a resistência em atendê-lo.
Leia mais: Prefeitura fornece dados da folha de pagamento para estudo de impacto orçamentário
O Sinseppar realizará uma reunião em formato virtual com as categorias na próxima segunda-feira (10/07), de modo a permitir novas sugestões e aprimoramento das propostas que serão discutidas nessa primeira etapa de negociações com a Prefeitura. O link para participação será enviado via WhatsApp. A opção pela participação virtual se deu em razão da escassez de tempo para a realização em formato híbrido (presencial e virtual), de modo a assegurar mais agilidade para a conclusão da pauta que será discuta muito em breve com os representantes da gestão municipal.
Reunião com a Secretaria de Saúde
Na mesma Live o presidente do Sinseppar relatou que a Secretaria de Saúde ficou de expedir uma Portaria ainda nesta sexta-feira (07/07), que irá regulamentar a jornada de trabalho de 6h e 8 horas para as categorias do segmento. O Secretário de Saúde, Paulo de Tarso Ribeiro Vilarinhos, relatou que “tem a sensibilidade de separar atividades administrativas das atividades primárias, e que a definição da carga horária levará em conta essas distinções”.
Na oportunidade da reunião realizada na quarta-feira (05/07), Paulo de Tarso também informou que está em curso a etapa de transição entre o município e a terceirizada que assumirá a gestão hospitalar do HGP. O Secretário relatou que muitas funções essenciais deixarão de ser, e que estes profissionais serão deslocados para outras atividades.
Nota: O Sinseppar tem posicionamento contrário a essas mudanças bem como a terceirização de qualquer atividade de caráter público, uma vez que todas as experiências regionais ou nacionais revelaram-se fracassadas, com aumento das despesas e precarização dos serviços (saiba mais).
Podcast do Sinseppar
O Podcast Sinseppar é mais uma iniciativa para aprimorar a comunicação entre o Sindicato, as categorias representadas e a sociedade. O objetivo do projeto que está em construção é debater os principais temas que afetam os serviços públicos de Parauapebas, apontando alternativas a partir de discussões abertas com especialistas, representantes das categorias do setor público, da Prefeitura Municipal e da sociedade civil.
Leia mais: Presidente do Sinseppar realiza Live em resposta a questionamentos pertinentes ao serviço público municipal
Ascom/Sinseppar