HomeSinsepparNota: Sinseppar questiona ‘maior churrasco do mundo’ em período de contingenciamento

Nota: Sinseppar questiona ‘maior churrasco do mundo’ em período de contingenciamento

Calendário de eventos da Prefeitura contrasta com a escassez de investimentos básicos em áreas prioritárias como Saúde, Educação, Segurança Saneamento Básico e Infraestrutura

 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Parauapebas – Sinseppar se coloca como aliado da gestão municipal ao revelar erros e apontar caminhos alternativos que possam solucionar problemas que impactam na vida dos cidadãos contribuintes. 

 

Em que pese a Prefeitura argumentar que os recursos que financiam “o maior churrasco do mundo” não saem da Administração Municipal, observamos que no mesmo município que convive com escassez de água; que oferta merenda escolar de baixo valor nutricional; que deixa faltar materiais básicos para atendimento médico nas unidades de saúde; que a questão do saneamento básico ainda não foi devidamente equacionada; que convive com ruas esburacadas e que não paga dívidas pendentes com  prestadores de serviço; ainda preserva gastos significativos com eventos que podem ter até algum valor social e cultural, mas são repentinos diante de problemas permanentesque prejudicam a qualidade de vida de seus habitantes.

 

Acompanhe abaixo a avaliação do presidente do Sinseppar, Carlos Alessander “Carlão”, sobre as incoerentes escolhas da Prefeitura: 

 

Compreendemos que a arrecadação municipal diminuiu e que passamos por um período de contingenciamento, mas avaliamos que os rumos que a Prefeitura vem apontando não conseguirão resolver estes graves problemas como, também, possuem grande potencial para agravá-los.  

 

As fartas experiências com terceirizações e privatizações de serviços essenciais – como Saúde, distribuição de água e saneamento – revelam aumento de despesas e piora na qualidade dos serviços ofertados à população, conforme consta no mais amplo estudo realizado sobre o tema, publicado no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea (confira AQUI). 

 

No quesito terceirização, nosso município já testemunhou as péssimas experiências com a com a BEMVIVER e GAMP junto ao Hospital Geral de Parauapebas (HGP), que confirmam o quão negativas são essas iniciativas. Privatizar o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP) é um passo ainda mais arriscado e danoso, pois retira qualquer responsabilidade da Administração Municipal sobre a gestão desses indispensáveis serviços. A empresa vencedora da licitação, seguramente, colocará suas margens de lucro acima da função social desta relevante atividade (saiba mais). No horizonte teremos redução do quadro de funcionários concomitante ao rebaixamento salarial para reduzir os custos da empresa vencedora. No final das contas observaremos significativa queda na qualidade dos serviços ofertados e gradual aumento das tarifas, como as experiências dos demais municípios estão confirmando. 

 

Diante dessa grave ameaça ao bem-estar dos nossos conterrâneos, iniciaremos amplas campanhas de esclarecimento sobre os incalculáveis riscos de terceirizar e privatizar serviços que deveriam ser de responsabilidade da Administração Municipal, eleita com o compromisso de aprimorá-los. Estamos seguros de que não é jogando a responsabilidade para empresas que visam lucro que atingiremos esse objetivo. A saúde e o bem-estar de cada um de nossos cidadãos NÃO TEM PREÇO! 

 

Estamos à disposição para darmos nossa contribuição nesse importante debate. A postura cooperativa de nossa Diretoria Executiva vai prosseguir. Sabemos que somente com esse esforço coletivo conseguiremos construir uma Parauapebas mais próspera, acolhedora e moderna aos seus valorosos habitantes.

 

 

 

Diretoria do Sinseppar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Must Read

spot_img